Câmara da Ribeira Grande instala sistema de telemetria para contadores de água

A Câmara da Ribeira Grande iniciou a instalação de um sistema de telemetria para contadores de água num investimento inicial de cerca de 15 mil euros (85% cofinanciado pela União Europeia). Nesta primeira fase o sistema será introduzido em 140 contadores em moradias da Ribeira Seca, Rabo de Peixe e Porto Formoso e prevê-se que pode ser estendido às demais localidades do concelho num futuro próximo.

A instalação do sistema de telemetria nos contadores de água, inédito nos Açores, traz vantagens para os consumidores na medida em que deixa de ser necessário dar a leitura mensal do consumo de água e permite, mais rapidamente, identificar situações anómalas como derrames, roturas ou atos de vandalismo.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhou a instalação dos primeiros “contadores inteligentes” na freguesia da Ribeira Seca e não escondeu a satisfação pela boa adesão e compreensão dos munícipes à atualização que está a ser feita a este nível.

“Nesta primeira fase estamos a instalar 140 contadores que funcionam por telemetria e a recetividade das pessoas tem sido muito boa. É um investimento a pensar nos munícipes pois permite que o contador esteja em permanente contato com a base de dados, podendo identificar situações anormais em tempo real, o que facilita a intervenção por parte dos nossos técnicos”, referiu.

Para além disso, acrescentou, “a monitorização constante dispensa o envio das leituras de água e assegura uma maior fiabilidade no que aos consumos de água diz respeito pois elimina a estimativa de consumo, o que se traduz num maior ganho financeiro para os munícipes. Também permite que se obtenham leituras em locais de difícil acesso para os leitores-cobradores.”

Link permanente para este artigo: http://www.radionovacidade.pt/2020/02/09/camara-da-ribeira-grande-instala-sistema-de-telemetria-para-contadores-de-agua/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.