
Decorreu no passado fim de semana o AIDA AZORES FREEDIVING OPEN 2019, prova de apneia desportiva em profundidade que se realiza pelo quarto ano consecutivo. É um evento organizado pelo Clube Naval de Rabo de Peixe, sob a alçada da AIDA SECÇÃO PORTUGAL, membro da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia que homologa os resultados e os insere num ranking.
No dia 2, sexta feira, pelas 19 horas teve lugar uma cerimónia de abertura seguida de um briefing entre os juízes da prova e os atletas, em que os mesmos anunciam as profundidades que se propõem realizar no dia seguinte.
Nas manhãs de sábado e domingo decorreram as provas ao largo de Ponta Delgada, terminando o evento no domingo com um almoço convívio e atribuição de prémios.
A apneia desportiva ainda é pouco conhecida e praticada em Portugal. Dentro da apneia desportiva existem diferentes disciplinas quer no mar em profundidade ou em piscina. Nesta prova os atletas puderam escolher entre as seguintes disciplinas: CWT (Peso constante com barbatanas), CWTB (peso constante bifin), CNF (Peso constante sem barbatanas) e FIM (Imersão Livre).
Das provas realizadas destaca-se o Recorde Nacional na disciplina CWTB, estabelecido pelo atleta Miguel Azevedo, que desceu aos 40m. Na Classificação Geral, o 1º lugar foi ocupado pelo atleta Carlos Tiago Silva, o 2º lugar por Miguel Azevedo e o 3º lugar por Mário Carvalho, que surpreendeu todos os presentes, dado ser iniciante na modalidade.
O Clube Naval de Rabo de Peixe espera que esta prova contribua cada vez mais para a promoção e divulgação da apneia como modalidade desportiva e como um desporto virado para um estilo de vida saudável e amigo do ambiente.























