
A Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (AIDA) passou a ter representação em Portugal, mais concretamente nos Açores, por intermédio do Clube Naval de Rabo de Peixe (CNRP), a partir de 1 de setembro de 2018.
A AIDA Secção Portugal, que ficará sediada na ilha de São Miguel, na sede do CNRP, surge no seguimento do trabalho conjunto de vários apneistas regionais nos últimos anos em prol da apneia, que ficou bem patente na evolução registada na última edição do Azores Freediving Open, que contou com a presença de juízes internacionais AIDA – Francisco Gautier e Alexandru Russu, tendo estes registado uma avaliação muito positiva da prova.
Nesta fase embrionária, a secção, sob orientação de Patrícia Nazaré, conta com o apoio de referências da Apneia Regional, como o Paulo Nóbrega, a Simone Martins e o Francisco Couto, e prevê a muito breve trecho apresentar sítio na internet onde estarão plasmados todos os objetivos estratégicos da secção para o desenvolvimento da Apneia em Portugal.
Uma palavra de apreço ao Francisco Gautier que sempre acompanhou este projeto com especial carinho e foi uma peça chave nesta grande conquista que é representar a Apneia do nosso país ao mais alto nível, o que se traduz numa assinalável mais valia para a nossa Região, quer em termos desportivos quer em termos turísticos.























