
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na cerimónia de apresentação do projeto “Palavras da minha terra”, da escritora Sandra Bairos e da ilustradora Beatriz Arruda, evento que teve lugar na escola básica/integrada da Maia e que contou com a participação alargada dos alunos daquele estabelecimento de ensino.
O projeto “Palavras da minha terra” tem por missão adaptar obras de autores açorianos para uma linguagem mais simples, proporcionando aos mais jovens um primeiro contato com a literatura regional e com seus autores.
Pretende ser uma ação de promoção do livro, da literatura regional e dos autores da nossa terra, pelo que cada obra adaptada é composta por um pack reunindo três mediadores culturais: um livro infantojuvenil (com a adaptação); uma brochura com texto dramático – peça de teatro; e um jogo com questões para que os mesmos conteúdos possam ser trabalhados de diferentes formas e com vários grupos etários.
A primeira obra escolhida para encetar este projeto foi “O Barco e o Sonho”, de Manuel Ferreira, direcionada para os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo e para os 2.º e 3.º ciclos. No entanto, nesta fase as sessões estão a ser apresentadas apenas aos 4.º anos. Um exemplar da obra e seus complementos serão entregues a todas as bibliotecas escolares e o projeto “Palavras da Minha Terra” irá percorrer todas as escolas básicas do concelho da Ribeira Grande.