
O CASA – Centro de Apoio Social e Acolhimento, Bernardo Manuel da Silveira Estrela, no âmbito do projeto “Cozinha Com Sentido” desenvolvido pela sua valência CDIJ «Escolh@ Cert@», leva a cabo a 1.ª edição de um concurso de Doçaria Regional, no próximo dia 28 de novembro, a partir das 14h00..
Segundo Marco Sousa, presidente da direção do CASA, este evento «é uma forma de operacionalizar as imensas capacidades e competências dos nossos Jovens, revelando o seu potencial em áreas, por vezes, subvalorizadas».
A iniciativa adota moldes de um conhecido concurso de culinária, semelhante aos difundidos por canais generalistas (“Masterchef”), mas numa vertente interinstitucional e inclusiva destinada a públicos mais jovens à procura de uma vocação e/ou formação, nomeadamente jovens com reduzida inserção social e dubiez profissional.
A par destes objetivos, Marco Sousa reforça as preocupações que norteiam este certame: «procurar a recolha de receitas regionais, estimular a confeção de sobremesas com produtos de origem açoriana, contribuindo para a valorização do património gastronómico local e reforçando a sua tradição nos mais novos. A nossa região tem muito potencial e é, também, nosso o papel de o revelar perante a nossa Comunidade.»
O presidente reforça, ainda, que «o exercício de cidadania pela participação; o desenvolvimento de competências transversais e, ainda, a promoção do sentido de pertença ao grupo e à comunidade são pilares que o nosso CDIJ tem sabido alicerçar com os nossos Jovens, acreditando, sobretudo, neles e fazendo-os reconhecerem-se como uma mais-valia do nosso futuro».
Atendendo a que a concurso estão jovens oriundos de contextos biopsicossociais vulneráveis, apoiados por infraestruturas que procuram a constante promoção de um trabalho em rede, contribuindo para a inovação de novas estratégias, que visam colmatar as necessidades iminentes de jovens com dificuldades de inserção escolar, profissional e social, Marco Sousa deixa a certeza: «Este é um desafio enorme para cada um dos participantes a concurso, nenhum deles com formação profissional na área e alguns apenas com noções base de culinária. Só pela coragem já todos são vencedores!»




















