
Inserido nas comemorações do Dia do Cuidador, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande organizou, dia 19 de novembro, um convívio, juntando um numeroso grupo de cuidadores da zona centro e poente do Concelho da Ribeira Grande, com o intuito de uma troca de vivências emocionais que os cuidadores experienciam no dia a dia.
Para alem da confraternização, o encontro constituiu um momento informal, em que os cuidadores puderam tomar conhecimento dos seus direitos e deveres, após a entrada em vigor do Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal na Região Autónoma dos Acores, matéria de muitos desconhecida.
Atualmente, importa proporcionar as condições necessárias para que estes cuidadores tenham apoio nesta missão, capacitando-os para a prestação de cuidados e para a promoção e manutenção do seu bem-estar, designadamente no que respeita a uma melhor conciliação da vida familiar e pessoal.
Este regime jurídico estabelece um conjunto de apoios ao cuidador informal, que vão desde o acesso a informação e formação, ao apoio psicológico, ao apoio na adaptação das habitações, ou ao apoio financeiro, entre outros.
O Serviço de Acão Social da Santa Casa, que organizou o encontro, preparou um vídeo que sensibilizou a numerosa assistência acerca do importante papel do cuidador que são peças fundamentais para se tratar com dignidade e humanidade o doente.
Perante as exigências do mundo atual, o encontro foi a forma encontrada pela Instituição para consciencializar a comunidade para apoiar e valorizar os cuidadores que diariamente dedicam com sacrifício, mas com amor a pessoa cuidada.




















