
O Diretor Regional da Educação disse que o Polo Local de Desenvolvimento e Coesão Social de Rabo de Peixe, em S. Miguel, tem como objetivo primordial a “integração da população excluída, através da melhoria das suas condições de vida e da promoção geral das suas competências”.
Rodrigo Reis salientou que a equipa de trabalho deste polo pretende “desenvolver uma experiência inovadora de intervenção na vila, promovendo para isso a articulação de um conjunto de atividades de âmbito económico, social, cultural e educativo”.
O Coordenador do Polo Local de Rabo de Peixe falava à margem de várias reuniões e visitas a algumas instituições daquela vila, que contaram com a presença da Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, e dos secretários regionais da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e da Saúde, Rui Luís.
“Para alcançar as prioridades constantes da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social é necessária a participação direta das pessoas, envolvendo-as e corresponsabilizando-as na prossecução das políticas sociais e, ao mesmo tempo, conferindo-lhes autonomia”, frisou.
Rodrigo Reis acrescentou que a intervenção em Rabo de Peixe se desenvolverá em torno da promoção sociocultural e educativa da população, em especial das crianças e jovens.
Terá também como prioridades a promoção socioprofissional, a criação de emprego, a melhoria das condições habitacionais e reabilitação do espaço envolvente, assim como a identificação e acompanhamento das situações e fatores de risco.
Os três membros do Governo Regional estiveram também com a equipa do Polo Local de Desenvolvimento e Coesão Social dos Arrifes numa visita a instituições e a alguns projetos desta freguesia.
A Coordenadora do Polo Local dos Arrifes, Paula Ramos, assinou um protocolo de cooperação com a Casa do Povo para a instalação de um Centro Comunitário na freguesia, uma estrutura que vai permitir respostas integradas, face às necessidades globais da população local, numa função de caráter preventivo e de minimização dos efeitos de exclusão social.
A Rede de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social, prevista no Plano de Ação 2018-2019 da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, foi criada com o intuito de olhar para os territórios a partir do seu interior, identificando as fragilidades e as potencialidades, e capacitando as comunidades para a construção de soluções participadas.
Foram implementados cinco polos, localizados nas freguesias da Terra-Chã, na ilha Terceira, e em Água de Pau, Arrifes, Fenais da Ajuda e Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, localidades onde, perante os indicadores da Educação, da Saúde e da Solidariedade Social, se encontram maiores fragilidades.
GaCS/SRSS




















