O fotógrafo José Maria Sousa, com a fotografia “A vidente”, foi o vencedor do concurso de fotografia “Ribeira Grande e as Ordens Medievais – Povo, Clero e Nobreza”, realizado no decorrer da Feira Quinhentista de 2018.
Na segunda posição ficou Pedro Couto, com a imagem “Solta a alegria”, enquanto o terceiro lugar foi conquistado por José António Ferreira Mota com a fotografia “A bruxa”. Estas, bem como as restantes dezassrte fotografias mais votadas pelo júri, farão parte de uma exposição a inaugurar na Feira Quinhentista de 2019.
Participaram no concurso “Ribeira Grande e as Ordens Medievais – Povo, Clero e Nobreza” cerca de vinte fotógrafos que colocaram mais de cinquenta fotografias à apreciação do júri. Foram seleccionadas as vinte mais votadas.
O vencedor será contemplado com um prémio de 150 euros e seis passes gerais (sem campismo) para o festival Monte Verde 2019. Já o segundo e terceiro classificados serão distinguidos com prémios no valor 100 e 75 euros, respetivamente, bem como quatro e dois passes gerais (sem campismo) para o festival Monte Verde 2019.
O objetivo fundamental do concurso “Ribeira Grande e as Ordens Medievais – Povo, Clero e Nobreza” foi o de projetar a Feira Quinhentista que aconteceu na cidade da Ribeira Grande através do registo fotográfico dos momentos que a compõem, desde os desfiles à animação no burgo, as serpentes, o fogo, as danças e os torneios a cavalo, entre outros.
Listagem dos vencedores:
1.º lugar – A vidente, de José Maria Sousa
2.º lugar – Solta a alegria, de Pedro Couto
3.º lugar – A bruxa, de José António Ferreira Mota
Foram ainda selecionadas para a exposição (ordem aleatória) as fotografias:
Bolinha de Cristal, de José Luís Figueiredo Vaz
Acorrentados, de José Luís Figueiredo Vaz
A bruxa, de Gabriela Pontes
O cavaleiro, de Gabriela Pontes
O samurai, de Gabriela Pontes
Solidão, de Álvaro Miranda
O trovador, de José António Ferreira Mota
In the shadows, de José António Ferreira Mota
A condenada, de José Maria Sousa
O duende, de José Maria Sousa
Veneno entre os dedos, de Filipe José Correia da Costa
Fogo suspenso, de Filipe José Correia da Costa
Interação, de Romualdo Couto Farias
Dominar o poder do fogo é fundamental, de Mário Jorge Cabral Raposo
Hold my hand, de Pedro Couto
Toca comigo, de Pedro Couto