O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas acolhe, no âmbito da sua programação para novembro, várias atividades integradas no I Encontro Literário “Açores – Arquipélago de Escritores”, além de exposições, uma residência artística e diversas iniciativas do serviço educativo.
No âmbito deste Encontro Literário, ao qual o Arquipélago se associa, decorrem várias atividades, a 16 de novembro, com o Serviço Educativo a promover, pelas 10h00, a visita-oficina “Personagens animadas”.
No mesmo dia, a partir das 18h30, na ‘Black Box’, decorre a conversa “A Multiplicação de Distopias é uma Forma de Distopia”, com Afonso Cruz, Sandro William Junqueira, Paula de Sousa Lima, David Machado e João de Melo, enquanto no dia seguinte, pelas 17h30, também na ‘Black Box’, tem lugar uma homenagem ao escritor Emanuel Jorge Botelho.
Durante o mês de novembro podem igualmente ser visitados no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dois projetos expositivos e uma peça de arquitetura escultórica.
Assim, o 2.º Ciclo Expositivo do “Geometria Sónica” apresenta os projetos artísticos das duplas Miguel Leal/Pedro Tudela e Mike Cooter/Tomás Cunha Ferreira, desenvolvidos em Residência Artística, e uma nova seleção de vídeos do Arquivo Audiovisual da RTP, que remetem para o universo açoriano.
Na sala do Serviço Educativo está patente a exposição “Serviço Educativo 2015 – 2018”, que apresenta ao público uma seleção de trabalhos criados e produzidos no âmbito dos vários projetos desenvolvidos por este serviço.
Durante o mês de novembro pode também ser visitado, no pátio central do Arquipélago, o projeto “Landmark”, resultado da Residência Artística do arquiteto Joaquim Oliveira, promovida pela Direção Regional da Cultura e intitulada “O Património como fonte de inspiração”, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.
A artista canarina Idaira del Castillo, selecionada no âmbito do protocolo assinado entre a Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, e o Centro de Arte La Regenta, nas Canárias, que proporciona o intercâmbio de artistas destes dois arquipélagos da Macaronésia, estará em Residência Artística neste Centro de Artes até 30 de novembro.
A 25 de novembro, pelas 15h00, o Serviço Educativo promove a atividade especial “Último domingo de cada mês”, destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos.
Por outro lado, no Polo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, está patente ao público, até 31 de dezembro, o projeto expositivo de itinerância da coleção Arquipélago denominado “Prazer do Espírito e do Olhar”.
As inscrições para as atividades do Serviço Educativo devem ser efetuadas através do formulário disponível no sítio do Arquipélago, do email acacinfo@azores.gov.pt ou do telefone 296 470 130.
Encontra-se também disponível para consulta no site o caderno-agenda de atividades do Serviço Educativo para 2018/2019.