Está patente na Casa do Arcano a exposição de pintura de Francisco Andrade, mostra que apresenta vinte e três telas pintadas a óleo onde se pode apreciar diferentes estilos de pintura (figurativo, abstrato e outros) sob o título “Formas, riscos e rabiscos: a brincar no escuro”.
A mostra estará patente até 9 de novembro próximo e surge na sequência de outras exposições realizadas pelo artista, nomeadamente em Toronto, Quebeque, Montreal e Ponta Delgada.
Sendo um autodidata, a veia artística transforma a sua imaginação e deixa na tela aquilo que lhe vai na alma: a sua pátria, a sua religião e as belezas naturais da sua terra. Francisco Andrade chama ao mar o seu irmão da dor e à terra a sua mãe magoada, mas olhando para o céu ele vê um seu irmão em Deus e no mistério.
Francisco Manuel Vieira de Andrade nasceu na então freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, a 13 de junho de 1950. Acompanhando a família, emigrou para o Canadá em 1968, onde tirou o curso de soldador, em 1969, na Escola Técnica Avir, em Montreal.