iN Ribeira Grande expõe 170 fotografias no Teatro e no Museu Municipal

O iN Ribeira Grande, extensão do iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes, vai expor cerca de 170 fotografias de quase trinta fotógrafos nacionais e estrangeiros, naquele que é o maior evento de fotografia realizado na Ribeira Grande. O festival realiza-se de 2 a 15 de abril e inclui várias atividades relacionadas com a fotografia.

O Teatro Ribeiragrandense receberá a maioria das fotografias, enquanto no Museu Municipal da Ribeira Grande estará exposto o trabalho do diretor do festival, Pereira Lopes, subordinado ao tema “…20 anos depois”, exposição que retrata a vida dos mineiros das minas do Pejão vinte anos depois do encerramento das mesmas.

O centro nevrálgico do festival será o Teatro Ribeiragrandense, local onde estarão em exposição trabalhos realizados por fotógrafos das mais diversas origens, desde Portugal (Açores e continente), Espanha, Croácia, Brasil, Argentina, Colômbia ou Japão.

Realce ainda para a exposição de Benjamim Leandro Medeiros, intitulada “Sentimentos, momentos e emoções”, principal impulsionador da realização do iN Ribeira Grande que apresenta ao público as fotografias que expôs em Avintes, naquela que foi a primeira participação de um fotógrafo açoriano no festival.

O iN Ribeira Grande conta com o apoio da Câmara da Ribeira Grande e traduz-se numa “aposta da autarquia com o propósito de levar mais longe a paixão pela fotografia que é transversal a muitos açorianos e aproximar fotógrafos rádicos em diferentes locais do país e do mundo”, explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da autarquia realçou que “a Ribeira Grande tem despertado muita curiosidade junto dos fotógrafos amadores e profissionais, não só pelas suas belezas naturais mas, também, pela luz que a ilumina, realçando cores e contrastes que não passam despercebidos aos olhares mais atentos.”

Paralelamente às exposições no Teatro Ribeiragrandense e no Museu Municipal da Ribeira Grande vão realizar-se raides fotográficos durante os dias 3 e 4 de abril e, à noite, terão lugar conversas sobre fotografia durante as quais os interessados em participar poderão dialogar com os convidados Flávio Andrade e Alice WR.

A abertura oficial do iN Ribeira Grande está agendada para as 19.00 horas da próxima segunda-feira, 2 de abril, acompanhada musicalmente pelo grupo Freelance, a que se seguirá o espetáculo com a pianista Rafaela Oliveira.

Lançado em 2014 por Pereira Lopes, o iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes estende-se agora até à Ribeira Grande com o intuito de promover a reflexão sobre as várias realidades sociais e culturais, partindo do local para o global, numa simbiose perfeita entre o plano nacional e internacional, através da arte, particularmente da fotografia.

CMRG

Link permanente para este artigo: http://www.radionovacidade.pt/2018/03/28/in-ribeira-grande-expoe-170-fotografias-no-teatro-e-no-museu-municipal/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.