Em março de 2018, a “Musiquim – Associação Musicoteatral dos Açores” recebe em parceira com a Companhia de Musica Teatral e com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian a Formação Transitiva Música para a Infância no Teatro Ribeiragrandense.
Esta formação baseia-se na publicação “Manual para a Construção de Jardins Interiores” e aborda várias perspetivas estéticas e educativas para a infância, tendo como finalidade vivências musicais que possam enriquecer a interação com bebés e crianças.
Os destinatários desta formação são os educadores, auxiliares assim como músicos e outros artistas e profissionais com interesse pela intervenção musical em contextos de interação com bebés e crianças.
Sendo que, a nosso ver, é muito importante que os profissionais da infância tenham espaço para adquirir novos conhecimentos, debater e delinear estratégias de atuação, decidimos juntar a estas formações a realização de um Seminário onde possa haver espaço para debater e refletir sobre as práticas educativas e artísticas na infância.
Escolhemos a Ribeira Grande e o Teatro Ribeiragrandense, não só pelas excelentes condições físicas ou por ser a nossa “casa mãe”, mas por este ser o concelho mais jovem do país. Achamos que faz todo o sentido que o município incentive e apoie as iniciativas educativas e que ambicionam obter resultados a médio e longo prazo nas nossas crianças e profissionais. A infância é a fase basilar de qualquer ser humano e é necessário que esta fase da vida seja encarada com a máxima importância. Pela primeira vez se vai realizar um seminário que foca a arte, a cultura e a educação como aliados para um futuro promissor.
Assim sendo, para este seminário vamos contar com a presença da ilustre Prof. Doutora Helena Rodrigues que é professora do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fundou o Laboratório de Musica e Comunicação na Infância. Estudou com Edwin Gordon ao longo de vinte anos, que orientou também o seu Doutoramento. Divulga a sua teoria de aprendizagem musical desde 1994. Colwyn Trevarthen, que muito tem apoiado o trabalho da CMT, é outra relevante influência no seu trabalho. Com uma formação de base nas áreas da Psicologia e da Musica, tem-se interessado também pelas áreas do teatro físico e dos efeitos terapêuticos da musica. O conjunto destes e outros saberes tem-na levado a formular uma proposta original de formação, visando contribuir para uma melhoria dos cuidados na infância. Foi Researcher Fellow da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. É diretora artística da Companhia de Musica Teatral. Coordenou o projeto Opus Tutti, coordenando atualmente o projeto GermInArte. Autora de publicações de natureza diversa, é frequentemente convidada para apresentar conferências e workshops em Portugal e no estrangeiro.
Através de uma parceria estabelecida entre a Musiquim e a Universidade dos Açores, vamos contar com a presença de Adolfo Fialho que é Professor Auxiliar na Universidade dos Açores e diretor do departamento de Ciências da Educação da UAç. Possui 1 livro publicado. Possui 31 itens de produção técnica. Nas suas atividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.
Ainda vai haver espaço para a presentação do documentário Bebé Babá, um Projeto da Companhia de Música Teatral, realizado por Pedro Sena Nunes.
O seminário já se encontra esgotado.
O seminário realizar-se-á no auditório 2 do Teatro Ribeiragrandense, das 14h às 17h do dia 17 de Março de 2018.