A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou que a requalificação dos miradouros e espaços de lazer em todas as ilhas dos Açores é “mais do que uma obrigação, um ponto de honra para o Governo dos Açores”.
Ana Cunha, que falava na Bolsa de Turismo de Lisboa, na apresentação relativa aos projetos de requalificação de miradouros, promovida em conjunto com a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, salientou que “nos últimos seis anos o Governo dos Açores tem tido uma intervenção ativa na manutenção e requalificação das zonas com interesse turístico que entendemos necessárias, sem descurar a criação de novos pontos de interesse nas zonas adjacentes à rede viária regional, de forma a garantir o aumento de pontos de interesse e, por esta via, incentivar a sua descentralização”.
O aumento do fluxo turístico verificado nos últimos anos e, consequentemente, o aumento de visita e frequência a estes pontos de interesse, leva a que o Governo dos Açores “implemente medidas de mitigação de alguns constrangimentos que daí advêm, através de intervenções estruturais com o menor impacto ambiental possível e que cumpram o objetivo de proporcionar uma experiência positiva e inesquecível a quem nos visita”, salientou a titular da pasta das Obras Públicas.
Assim, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, vai proceder à requalificação de quatro miradouros onde se verificou “um crescimento significativo da frequência de visitantes”, que levou também ao “crescimento de desafios, nomeadamente ao nível da circulação e estacionamento de viaturas e da circulação e permanência de pessoas”.
Nesse sentido, ainda durante este ano, serão executadas melhoras significativas no Miradouro da Vista do Rei e zona envolvente, no Miradouro da Barrosa, no Miradouro da Lagoa do Fogo e no Miradouro do Pico do Ferro, localizados na ilha de São Miguel.
O Governo dos Açores vai também, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, levar a cabo intervenções no Miradouro da Caldeira, no Faial, e no Miradouro do Cume da Serra de Santa Bárbara, na Terceira.
A Secretária Regional lembrou que “encontra-se já em execução a requalificação do Miradouro do Pico do Ferro, com vista para a Lagoa das Furnas”, que vai “disciplinar e salvaguardar uma zona de estacionamento para 35 lugares, de forma a reservar a área do miradouro apenas para os visitantes, requalificando-se ainda a zona do miradouro, melhorando os pontos de observação da paisagem”.
Ana Cunha anunciou também a construção, ainda este ano, de um parque de estacionamento para 70 viaturas junto ao Monumento Natural da Caldeira Velha, no concelho da Ribeira Grande.
“Este parque irá situar-se nos terrenos adjacentes à Caldeira Velha, permitindo que os utilizadores possam estacionar e circular de forma segura com acesso direto ao local, fora da Estrada Regional”, afirmou.
Gacs