O ARQUIPÉLAGO acolhe durante o mês de março vários eventos fruto da parceira artística com o DOCLISBOA – Festival Internacional de Cinema.
A 2 de março, a Oficina teórico-prática de vídeo como expressão pessoal e artística, para jovens “Vídeo como Arte Pessoal”, orientada pelo realizador Gonçalo Tocha.
A 16 e 17 de março o ARQUIPÉLAGO recebe a extensão do DOCLISBOA, com a projeção de quatro filmes e apresentação do programador do festival Miguel Ribeiro. Assim, no dia 16, pelas 21h30, é exibida a longa-metragem “No Intenso Agora” de João Moreira Salles e, no dia 17, a sessão de curtas metragens tem início às 17h30, com a exibição de “Pesar” de Madalena Rebelo, “Oumon” de Fairuz Ghammam e “Vira” de Chudnenko.
A vencedora do Prémio Arché / Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas do DOCLisboa 2017, Catarina Mourão, estará em Residência Artística entre 23 de março e 6 de abril.
O festival TREMOR regressa este ano ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, que acolhe duas Residências Artísticas (Tír na Gnod e Aïsha Devi com Emile Barret) e vários concertos.
A 23 de março o ARQUIPÉLAGO recebe os concertos de Aïsha Devi, PAISIEL, Julius Gabriel e José Valente, estando ainda prevista a exibição da vídeo-projeção de Daniel Blaufuks com Catarina Mourão, em colaboração com a Banda Lira Sete Cidades: “Levantados do Chão”.
O serviço educativo desenvolve este mês a visita-oficina de continuidade, especial Páscoa, “Mãos ao Ovo”, que decorre nos dias 27 e 28 de março, das 10h00 às 17h00, com atividades para os mais novos, desde a escultura, à culinária terminando com uma caça ao ovo pelas Caves do Arquipélago.
No último domingo de março, dia 25, decorrerá a atividade “De Líquido a Sólido” em especial para famílias. Estão ainda disponíveis por marcação as três atividades inspiradas nos trabalhos de Graça Costa Cabral: “Positivo ou Negativo?”, “De líquido a sólido” e “Qual o peso das coisas?”. Estas visitas-oficina estão disponíveis de terça a sexta para grupos e escolas até 6 de abril.
Todas as informações sobre as atividades do Serviço Educativo estão disponíveis em arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt.
Até 8 de abril pode ser visitada a exposição individual “Graça Costa Cabral – Obras | 1982-2015”, com curadoria de Manuel Costa Cabral e que apresenta mais de 100 obras representativas da produção da artista no período entre 1982 e 2015, entre pintura e escultura.
A exposição “Talibes Modern Day Slaves” de Mário Cruz, vencedor do World Press Photo 2016, está patente até 25 de março, no Piso 1 da Loja do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.
“Prazer do Espírito e do Olhar”, projeto expositivo de itinerância, com os temas da Paisagem e da Viagem como fio condutor, está patente no Museu da Graciosa até 24 de março e irá, ainda, percorrer durante este ano, outras ilhas dos Açores.