Cultura

Cheque veterinário já permitiu ajudar meia centena de animais

As candidaturas à primeira fase do cheque veterinário, projeto desenvolvido pela Câmara da Ribeira Grande com o intuito de contribuir para a saúde e bem-estar animal, já permitiram ajudar cerca de meia centena de cães e gatos, concretizando-se assim o propósito da iniciativa.

 

Na primeira fase do projeto deram entrada nos serviços camarários trinta e nove candidaturas referentes a cerca de meia centena de animais oriundos de trinta famílias do concelho. Através do cheque veterinário tem sido possível identificar, vacinar e desparasitar os animais, bem como assegurar o acesso gratuito a consultas e tratamentos médico-veterinários.

 

Os primeiros cheques veterinários já foram entregues aos requerentes que comprovaram a sua situação de carência económica para assegurar os cuidados veterinários essenciais ao bem-estar dos animais que possuem em casa.

 

Para além do cheque veterinário, estão em curso as esterilizações gratuitas ao abrigo da campanha criada para o efeito na sequência da doação feita à autarquia pela Associação Animal Arca Fabiana. No espaço de um mês foram inscritos 156 animais para esterilização tendo já sido realizadas 55 cirurgias.

 

As esterilizações são limitadas à quantidade que o montante doado (cinco mil euros) permitir efetuar. Os munícipes que queiram esterilizar os seus animais domésticos (cães e gatos), deverão ser possuidores de todas as obrigações legais atualizadas, ou seja, os cães devem possuir microchip, e vacina da raiva e licenciamento atualizados.

 

Para tal, deverão dirigir-se ao gabinete de Saúde Pública da Câmara da Ribeira Grande, no parque industrial, munidos dos comprovativos acima referidos. Para mais informações podem contatar o mesmo gabinete através do número 296 470 730.

Seja o primeiro a comentar.