Lurdes Alfinete quer agilizar procedimentos através de plataforma eletrónica de licenciamento de projetos na Ribeira Grande

A candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal da Ribeira Grande defendeu esta segunda-feira a “criação de uma efetiva plataforma eletrónica de submissão, acompanhamento, análise e licenciamento de projetos, que permita agilizar o atendimento ao munícipe e permita aos cidadãos e empresas aceder aos seus processos online e 24 horas por dia”.

Lurdes Alfinete falava à saída de uma reunião com a Cooperativa «Nossa Vila Nossa Casa», entidade sem fins lucrativos dedicada à criação de melhores condições de acessibilidade à habitação, especialmente por jovens casais.

A candidata socialista destacou o “modelo em que opera esta cooperativa, criada com o intuito de facilitar a construção e aquisição de habitação a condições mais vantajosas para cerca de 160 famílias, num modelo que pode ser pensado como forma de atrair e fixar jovens em toda a Ribeira Grande”. Por outro lado, lamentou que “por inércia do atual executivo municipal, este processo de resposta a estas famílias, assim como os processos de outros cidadãos, estejam praticamente parados, há quase 2 anos.”.

“A ideia é facilitar e não dificultar a vida às pessoas. É por isso que acredito e defendo a criação de uma efetiva plataforma eletrónica de licenciamentos que agilize processos, que permita a cada um aceder, online, ao seu processo, saber como está, onde está, que parecer aguarda. Queremos tudo o que facilite o investimento na Ribeira Grande, porque queremos um concelho que atraia investimento privado, não que o afaste. Não basta dizer que temos, se não funciona”, realçou Lurdes Alfinete.

A candidata do PS enunciou, complementarmente, a “necessidade urgente de rever o Plano Diretor Municipal e os Planos de Urbanização, instrumentos legais fundamentais na gestão inteligente do território municipal, que tem por objetivo definir a estratégia de desenvolvimento territorial do município, as suas características, as suas salvaguardas; no fundo, a sua ‘cara’ no futuro”.

“Promover o desenvolvimento equilibrado do território, com regras claras para todos, é uma das mais elementares competências autárquicas. Uma Câmara quer-se como parceira e como elemento que ajuda a encontrar soluções e não a criar problemas.”, finalizou a candidata do PS à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Lurdes Alfinete.

Link permanente para este artigo: http://www.radionovacidade.pt/2021/07/13/lurdes-alfinete-quer-agilizar-procedimentos-atraves-de-plataforma-eletronica-de-licenciamento-de-projetos-na-ribeira-grande-2/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.